Prefeitura entrega Cartão Cesta Cidadã a 400 famílias

Publicado em: 27/08/2021 10:01

Na próxima quarta-feira (1), os cartões serão carregados para serem utilizados nos supermercados conveniados da cidade, contribuindo com o aquecimento da economia local

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu neste mês de agosto, a entrega do “Cartão Cesta Cidadã” a 400 famílias. A ação da Prefeitura vai beneficiar famílias que se enquadraram nos critérios de vulnerabilidade social no município. O valor inicial é de R$100 concedido para aquisição exclusiva de gêneros alimentícios, material de higiene e limpeza.
Segundo a secretária de Assistência Social, Marinete Morais, a liberação do crédito para os 400 beneficiários é um passo importante para auxiliar aos que mais precisam neste momento.
Além de apoio às famílias, todos os meses estarão sendo injetados na economia do município, R$ 40 mil inicialmente, sendo que este recurso provém da administração municipal e parte do Governo Estadual.

O cartão de transferência de renda é um dos projetos que integram as propostas de governo da atual administração e também umas das primeiras ações do Plano Emergencial no enfrentamento da pandemia.

Autonomia para escolher  – Mais que uma cesta básica, o Cartão oferece autonomia de escolha na aquisição dos produtos, podendo a família adquirir o que mais necessita naquele momento. Destaca-se também no cadastramento o índice da participação feminina no “Cartão Cesta Cidadã” que chega a 97%, segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência, muito parecido com o Programa Bolsa Família do Governo Federal.
É o caso da dona de casa Claudiana Alves da Paixão, 49, que explica que o cartão veio na hora certa. “Estou achando muito bom para comprar outros alimentos que não sejam somente o que vinha na cesta básica, como leite e principalmente algumas frutas para as crianças”, comenta. Para Ana Lúcia Pereira, 54, vai ser muito melhor escolher o que precisa em casa. “Só tenho que agradecer por essa ideia”, disse.

Critérios – Para a utilização do cartão Cesta Cidadã os beneficiários precisam estar inseridos no Cadastro Único do Governo Federal, residir em João Monlevade, possuir renda per capita de ¼ do salário mínimo, não possuir qualquer outro tipo de benefício. Além disso, são priorizados núcleos familiares com maior número de crianças ou adolescentes.
As compras serão realizadas em estabelecimentos credenciados previamente listados e informados aos beneficiários. Inovação que beneficiará também o comércio da cidade.