DAE TOMA MEDIDA DE PRECAUÇÃO QUANTO À ETE CARNEIRINHOS

Publicado em: 10/02/2020 09:18 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de João Monlevade

Até o momento, foram executados, medidos e pago o valor de R$ 2.971.000,00 (dois milhões novecentos e setenta e um mil reais) em interceptores de esgoto.

Já na planta da ETE, foram executados, medidos e pago o valor de R$ 323.000,00 (trezentos e vinte e três mil reais) em obras.

Existe ainda um montante de R$ 1.127.000,00 (um milhão cento e vinte sete mil reais) em muro e terraplanagem, já executados e medidos, aguardando liberação pela Caixa Econômica Federal para serem pagos à empresa Degraus Engenharia.

Mas, os fatores climáticos e, principalmente, localização da obra, foram fundamentais e decisivos para se interromper a obra na fase de terraplanagem neste período, pois o próximo serviço a ser executado será de escavação para construção de um muro de 13 (treze) metros de altura e 140 (cento e quarenta) metros de comprimento, paralelo à pista da Av. Getúlio Vargas.

Para que a obra seja finalizada de maneira segura e com uma boa qualidade, é de suma importância que o solo esteja estável para evitarem quaisquer transtornos.

Portanto, as operações de terraplanagem e escavações estão aguardando os términos das chuvas, por questões técnicas de segurança.

Por precaução, foi decidido pela interrupção da obra, a fim de não ocorrer movimentação de solo, desmoronamento do talude e interdição da via pública, comprometendo a segurança de todos, causando retrabalho e aumentando os custos para a empresa e para esta autarquia, o DAE.

Mesmo assim, nesse período de interrupção, o DAE através do engenheiro civil Gilmar Rodrigues da Silva, foi duas vezes ao GIGOV, em Governador Valadares, para tratar com a Caixa Econômica Federal de planilha de medição e reprogramação da obra. O DAE também se reuniu por três vezes com a Degraus Engenharia (empresa responsável pela obra, conforme processo licitatório de concorrência nº 01 de 2013), para fazer modificações no projeto de topografia. Portanto, o DAE não está parado no projeto da ETE CARNEIRINHOS.