Vinte e cinco agentes de segurança reforçam monitoramentos das escolas municipais

Publicado em: 22/05/2023 08:00

A entrada nas escolas municipais está mais reforçada com a contratação de 25 agentes de segurança. Os profissionais começaram a trabalhar no dia 8 de maio em conjunto com os vigias já existentes, fornecendo suporte e reforço às equipes responsáveis pela segurança nas instituições de ensino. A ação foi efetivada em resposta à propagação de notícias falsas que mencionavam supostos ataques a instituições de ensino em todo o país.

Também já está em funcionamento a “rede de escolas protegidas”, em uma parceria entre as instituições de ensino e a Polícia Militar. Na prática, as entidades se uniram em grupos de aplicativo para troca de mensagens sobre segurança e ações preventivas.

Outra parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura é a implementação de um sistema de câmeras de segurança nas escolas municipais que ainda não possuem esse equipamento. Essas câmeras serão estrategicamente instaladas para monitorar áreas-chave das instituições de ensino. O objetivo principal dessa medida é estabelecer um sistema eficiente de vigilância que permita uma resposta rápida a qualquer eventualidade. As câmeras de segurança auxiliarão na identificação de possíveis ameaças e na prevenção de crimes, aumentando a sensação de segurança nas escolas.

A Secretária Municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, afirma que a iniciativa tem sido bem recebida pelos pais e responsáveis dos alunos. “Eles ficam mais tranquilos ao saberem que medidas adicionais foram tomadas para proteger seus filhos. A presença dos agentes de segurança e a instalação das câmeras também têm um impacto positivo no combate à disseminação de notícias falsas e boatos, uma vez que a comunidade escolar se sente mais informada e segura”, explicou.