Membros eleitos da Cipa recebem treinamento no Centro Educacional

Publicado em: 16/05/2023 08:09

Os membros eleitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de João Monlevade participaram na última sexta-feira (12) de um Treinamento de Capacitação. O treinamento ocorreu das 8h às 11h e das 13h às 17h, no Centro Educacional de João Monlevade.

A capacitação foi ministrada pela engenheira de Segurança do Trabalho da Prefeitura, Renata Aparecida Freitas e pelo técnico de Segurança do Trabalho do Executivo, José Geraldo Alves de Castro e atendeu requisitos da Norma Regulamentadora da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (NR5-Cipa), sendo direcionada aos cipeiros eleitos em 2023.

De acordo com Renata Freitas, o treinamento foi muito produtivo e ofereceu aos membros da Cipa conhecimentos sobre segurança e saúde no trabalho. “A capacitação também tratou sobre as responsabilidades e funções específicas de cada um dentro da comissão. Isso os capacita a identificar e avaliar os riscos existentes, além de implementar medidas de prevenção adequadas e a desempenhar um papel fundamental na conscientização e engajamento dos trabalhadores em relação à segurança e saúde ocupacional”, destacou.

Já José Geraldo salientou que se tratam de treinamentos de suma importância. “O treinamento aborda situações possíveis de ocorrência em qualquer cotidiano. Daí a necessidade de treinar os membros da Cipa, para serem multiplicadores das ações de saúde e segurança no trabalho”, afirmou.

Novos membros da Cipa

A eleição da Cipa 2023 ocorreu nos dias 17 e 18 de abril. A nova gestão é composta pelos servidores titulares Elisabeth Aparecida Batista, Wellington Ribeiro Assunção, Priscila da Silva Oliveira, Geraldo Magela de Araújo, Dayse Gatti e suplentes Lourival Gonçalves dos Santos, Ronaldo Dias Coelho, Abel Ferreira Marcelo e Rosângela Dorim, eleitos em votação realizada em todos os setores da Prefeitura.

Os membros indicados pela administração municipal foram José Geraldo Alves de Castro, Hélder Magalhães Couto, Leidywell Franco de Oliveira, Glaumer Siqueira Galdino, Lourival Ferreira Filho, Wellington Martins Nunes, Gleiciele Diana Araújo Vieira, Gilvam Morais Santiago e Thainara Cristina Hermsdorf Monlevade.