João Monlevade amplia atendimento do CadÚnico e Bolsa Família no município

Publicado em: 15/05/2023 16:21

João Monlevade amplia atendimento do CadÚnico e Bolsa Família no município

Prefeitura disponibiliza mais locais, mais funcionários e mais equipamentos para cadastro

Com o intuito de prestar um melhor serviço à população, a Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Assistência Social, reestruturou o atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) no município. Com isso, o atendimento aos beneficiários do programa Bolsa Família foi ampliado.

A reestruturação envolveu três frentes: aumento no número de pessoal, locais e equipamentos. Antes, o serviço ficava concentrado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, próximo à Praça Sete de Setembro, em Carneirinhos, com três cadastradores atendendo a população.

A secretária de Assistência Social, Marinete da Silva Morais destacou que, com os investimentos, agora a Prefeitura vai disponibilizar o atendimento na sede da Secretaria de Assistência Social, no Cras Central no bairro Rosário e no Cras do bairro Novo Cruzeiro. Cada local vai contar com dois cadastradores, num total de seis profissionais.

A Prefeitura ainda investiu na aquisição de mais quatro computadores de última geração, que serão utilizados nos atendimentos do Bolsa Família e demais benefícios do Governo Federal que utilizam a base de dados do CadÚnico.

Além disso, a secretaria de Assistência Social fará uma série de mutirões nos bairros, de junho até dezembro, para atender a demanda de atualizações do CadÚnico referentes aos registros feitos em João Monlevade. “Todas essas ações levam em consideração o momento atual em que o Governo Federal está reestruturando o Bolsa Família”, frisou Marinete Morais.

Coordenadora do Cras Novo Cruzeiro, Cássia Rocha, falou sobre a importância da ampliação. “Ofertar o Cadastro Único no Cras é garantir que ele esteja mais próximo das famílias e possibilitar que o Cras seja de fato a porta de entrada dessas pessoas no Sistema Único de Assistência Social”, disse.

Já a coordenadora do Cras Central, Patrícia Martins, mencionou que os beneficiários precisam estar com os dados atualizados. “É importante que as famílias que recebem o Cartão Cesta Cidadã, o Cartão Auxílio Natalidade e os demais benefícios eventuais estejam com o cadastro atualizado, além de cumprirem as condicionalidades referentes à frequência escolar e ao acompanhamento de saúde”, declarou.

Critérios
O serviço ainda possui uma assistente social que dá suporte aos três pontos de atendimento, mais uma técnica e uma coordenadora municipal - função desempenhada por Tarcila Valéria Fernandes Moreira de Azevedo. Ela enfatizou que o Governo Federal está auditando os dados do CadÚnico, para que os programas sociais como o Bolsa Família possam beneficiar quem de fato precisa do benefício.

“Infelizmente, nos últimos anos, disseminou-se a ideia de que não havia critérios para ter direito a programas como Bolsa Família. Porém, o Governo Federal está verificando e atualizando as informações das famílias registradas no CadÚnico porque existem critérios para as pessoas acessarem esses benefícios”, salientou Tarcila Azevedo.

A coordenadora explicou que para ingressar no Bolsa Família é preciso ter renda mensal per capita de até R$ 218. Isso significa que toda a renda gerada por mês, pelas pessoas da família, dividida pelo número dos integrantes dessa família, deve ser no máximo R$ 218.

“E mesmo atendendo esse critério, o Governo Federal ainda faz uma avaliação, porque cada município tem uma cota de beneficiários, baseada na estimativa do IBGE, do número de famílias de baixa renda existentes naquela cidade”, concluiu a coordenadora.