Mutirão contra Dengue recolhe cerca de três toneladas de materiais recicláveis

Publicado em: 10/05/2023 08:46

Mutirão contra Dengue recolhe cerca de três toneladas de materiais recicláveis

Três toneladas de materiais recicláveis foram recolhidos pelo mutirão de combate à dengue, realizado pela Prefeitura de João Monlevade, por meio da Vigilância em Saúde do município (Visa), no último sábado (6).  A ação abrangeu 15 ruas do bairro Cruzeiro Celeste com o intuito de eliminar focos do mosquito.

A atividade foi a conclusão de um trabalho que começou com a realização de visitas e vistorias nos dias 3, 4 e 5. Ao todo 474 imóveis foram visitados. Já no dia 6 foram mobilizados 19 agentes de endemias, dois supervisores, três agentes de saúde e três funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

A supervisora de endemias da Visa, Renata Santos, considerou o trabalho muito positivo. “O mutirão de limpeza foi uma ação complementar às atividades de controle vetorial no bairro, e que são muito importantes para a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Estamos muito satisfeitos com o resultado”. salientou a supervisora.

Com o mutirão do Novo Cruzeiro, já são seis os bairros que receberam esse tipo de atenção para o combate ao mosquito nos finais de semana este ano. Antes, Laranjeiras, José Elói, Novo Horizonte, Alvorada e Nossa Senhora da Conceição, também tiveram o mutirão.

A Visa salienta que residências de todos os bairros são vistoriados ao longo do ano, porém, o mutirão nos finais de semana foi uma forma de intensificar o combate ao Aedes aegypti, devido ao aumento de casos da doença.

Policlínica aberta nos finais de semana de maio

Além do mutirão a Prefeitura também tem atendido pacientes com sintomas de arboviroses como dengue, zika e chikungunya com plantão na Policlínica, nos finais de semana. Durante todo o mês de maio a Policlínica estará aberta aos sábados e domingos das 8h às 16h, para este tipo de atendimento. O objetivo é evitar uma sobrecarga no Hospital Margarida, que segue um protocolo de classificação de risco.