Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Casa de Cultura lança campanha para montar acervo de fotos antigas

 

Publicado em: 11/01/2023 15:24

Whatsapp

 

A Fundação Casa de Cultura de João Monlevade lançou esta semana uma campanha para pessoas doarem à instituição, ou cederem para a confecção de réplicas, fotos antigas do município. O objetivo é montar um acervo para divulgação do patrimônio cultural municipal e utilização em programas de educação patrimonial, além de salvaguardar a memória monlevadense. O material ajudará ainda em projeto de futuro museu.

A Diretora-Presidente da Fundação, Nadja Lírio Furtado, complementa: “É lamentável que em 59 anos de sua emancipação, João Monlevade ainda não possua um espaço de referência de memória onde qualquer cidadão possa ter acesso à história de sua comunidade”.

Segundo ela, desde o início de 2021 a instituição empenha-se em negociações com a ArcelorMittal para a cessão temporária de documentos e fotos históricas em posse da Usina para que a Fundação Casa de Cultura viesse, no mínimo, a replicá-los e compor o seu próprio acervo.  Nadja considera que isso seria essencial para a criação de um centro de memória, uma ferramenta de democratização e difusão da história da cidade, facilitando, inclusive, pesquisas e formação de novos conhecimentos sobre o assunto.

“No entanto, ainda não obtivemos sucesso. Embora certos que isso será resolvido ao seu tempo, os projetos não podem esperar. Por esse motivo essa campanha é tão importante: queremos construir um grande acervo com a colaboração de cada cidadão que compreende a importância da preservação da memória do nosso município. Peço a todos vocês que nos ajudem a resgatar a história de João Monlevade”, destaca a Diretora-Presidente.

Além de fotos e documentos, a Fundação está à procura de quaisquer outros objetos históricos que possam a vir integrar esse acervo. Interessados em colaborar com a iniciativa serão recebidos na sede da Fundação, na rua Timóteo, 172, bairro Lucília, em dias úteis, no horário de 7h as 11h e de 13h as 17h. Imagens digitalizadas em boa resolução podem também ser enviadas para o e-mail [email protected].  É importante que que os e-mails tenham identificação do nome completo do colaborador e informações sobre a foto ou documento, como data aproximada do registro, autoria e local. Em caso de qualquer dúvida ou sugestão, os interessados podem enviar mensagem para o mesmo endereço eletrônico ou ligar no número (31) 3851-4499.