Prefeitura age rápido e limpa ruas em João Monlevade após temporal

Publicado em: 05/10/2022 16:05

Prefeitura age rápido e limpa ruas em João Monlevade após temporal

Vários setores da Prefeitura de João Monlevade estão trabalhando em conjunto, com o apoio da equipe da Defesa Civil, na limpeza e vistoria de imóveis e ruas atingidas pela forte chuva dessa terça-feira (5). Os trabalhos tiveram início imediato, logo após o temporal, por volta das 20h.

“A Prefeitura agiu rápido e seguimos trabalhando para limpar toda a sujeira deixada pela chuva. As intervenções se concentraram principalmente na retirada de lixo e de objetos inutilizados, bem como na lavação de vias e na remoção de resíduos acumulados pelas ruas”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas.

Conforme a Defesa Civil Municipal, o volume de chuva da noite de ontem é considerado alto, sendo registrado em pouco mais de 20 minutos, 50 mm de precipitação e 29 ocorrências diversas como obstrução de ruas, queda de muros e árvores e entrada de água em residências.

O coordenador do órgão em João Monlevade, Edemir Alves da Silva, afirmou que não há casos graves, como famílias desalojadas. “Nossa equipe está de prontidão e vistoriando todos os pontos atingidos. Além disso, diariamente temos percorrido locais que precisam de mais atenção, monitorando e repassando às secretarias responsáveis a necessidade de realizar, por exemplo, serviços de reparo e limpeza, minimizando dessa forma os transtornos causados pelas chuvas”, reforçou.

Edemir informou também que, por conta das chuvas, há pontos que necessitam de mais atenção no município, como a estrada do bairro Jacuí, os novos loteamentos na cidade e ainda em uma rua do bairro Mangabeiras onde há risco de desabamento devido a uma cunha de ruptura no solo. “Não há casas nas imediações. Estamos monitorando e já determinamos ao dono do terreno que sejam realizadas obras emergenciais”, disse o coordenador da Defesa Civil.

Número da Defesa Civil

A Defesa Civil segue em plantão pelo telefone 9 99361-0131. O órgão deve ser acionado em caso de destelhamentos, deslizamentos, graves desastres (com vítimas e desabrigados), rupturas ou colapsos de vias públicas, rachaduras, trincas e fissuras em edificações e ainda em caso de deslocamento de fundações de imóveis (rebaixamento de terra ou da parede).