Mais de 29 mil atendimentos médicos foram realizados nas UBSs

Publicado em: 21/09/2022 10:46

Mais de 29 mil atendimentos médicos foram realizados nas UBSs de João Monlevade

A Prefeitura de João Monlevade começa a colher resultados expressivos do trabalho de excelência na gestão da Saúde e dos investimentos realizados no setor. Um dos frutos das mudanças implementadas pelo atual governo é o número de atendimentos médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que chegaram a 29.766 de janeiro a julho deste ano.

Os dados levam em consideração os atendimentos dos médicos da Estratégia em Saúde da Família (ESF), dos médicos plantonistas, ginecologistas e pediatras, sendo que os dois últimos se destacam porque são serviços inéditos em todas as UBS do município, implementados em 2021, ano em que a gestão atual assumiu. Só nos primeiros sete meses deste ano foram realizadas 2.692 consultas com ginecologista e 3.481 com pediatra nas UBS.

Já os médicos ESF realizaram 18.494 consultas, 634 visitas domiciliares, 429 pré-natais e 611 puericultura, que consiste no acompanhamento periódico visando a promoção e proteção da saúde das crianças e adolescentes. Só as consultas de médicos plantonistas atingiram um total de 4.058 nesse período.

A coordenadora da ESF, enfermeira Lilian Silva de Sá Borges, explicou que o governo está estruturando a Atenção Básica para que cada cidadão monlevadense tenha acesso aos atendimentos em saúde nas UBSs. “Hoje, todas as UBS possuem atendimento clínico, ginecológico e pediátrico. Aumentamos o número de plantões de ginecologia e redistribuímos os pediatras para atender em todas as unidades”, salientou.

Coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS), a enfermeira Renata Caroline Bráulio de Moura, destacou o fortalecimento do setor. “A Atenção Primária é o centro ordenador da Saúde. Se a APS está forte, os outros níveis se fortalecem. Temos muito a avançar, mas essa é a base estrutural para isso e os planos seguirão no sentido de aumentar as equipes de ESF, fortalecendo a Atenção Primária e trazendo melhorias para população”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, afirmou que os resultados são fruto de uma administração que veio para cuidar das pessoas. “Estamos trabalhando e trabalhando muito. Os resultados já estão surgindo e a população é a principal beneficiada”, concluiu.