Prevenção ao Suicídio é discutido em Fórum Intersetorial da Prefeitura

Publicado em: 19/09/2022 07:57

Fórum Intersetorial

Prevenção ao Suicídio é discutido pela Prefeitura

A Prefeitura de João Monlevade realizou mais uma edição do Fórum Intersetorial sobre Saúde Mental Infantojuvenil. A reunião ocorreu na sede do Serviço de Saúde Mental Infantojuvenil (Sesamo IJ), no bairro Novo Horizonte, na tarde de terça-feira (13), e integra as atividades desenvolvidas pela atual administração relacionadas ao Setembro Amarelo - mês de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida.

Com o tema “De setembro a setembro: Vamos conversar sobre Saúde Mental?”, as atividades serão realizadas mensalmente ao longo de um ano. Algumas delas já foram iniciadas este mês. Além da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto envolve as secretarias de Assistência Social, Educação e Assessoria de Governo. Outras secretarias serão envolvidas com o decorrer do projeto.

Coordenadora do setor de Saúde Mental, a psicóloga Eliana Bicalho Ferreira de Almeida, explicou que, ao programar uma edição mensal, a gestão quer fazer um trabalho continuo de prevenção ao suicídio, focando na valorização da vida. “Entendemos que a prevenção ao suicídio não deve ser restringida apenas ao mês de setembro”, argumentou.

Prevenção o ano inteiro

Psiquiatra da rede municipal de Saúde, a primeira dama Rosângela Guimarães Ribeiro, endossou as palavras da coordenadora. “A Saúde Mental e, consequentemente, a prevenção ao suicídio são assuntos que precisamos debater e discutir o ano inteiro, daí o porquê de manter este fórum em constante atividade”, salientou.

As ações correlacionadas ao Setembro Amarelo estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura por meio de diversas secretarias ao longo do mês. No dia 1º de setembro, profissionais de Saúde Mental ministraram uma dinâmica com os adolescentes do Parlamento Jovem sobre prevenção ao suicídio, em evento realizada na Câmara Municipal.

No dia 8, um grupo de adolescentes, que são acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), participaram de uma roda de conversas com o tema “Violência Doméstica contra Mulheres e os impactos na Saúde Mental”.

No dia 10, com apoio da Prefeitura, o Ômega Pré Universitário realizou a “Primeira Caminhada Pelo Setembro Amarelo”. O evento foi encerrado com um bate-papo com profissionais da Saúde Mental, que falaram sobre o assunto. Dia 12 foi realizada intervenção em sala de espera da Policlínica sobre o mesmo tema, e serão realizadas intervenções em outras unidades de saúde.

No dia 14, médicos da Estratégia em Saúde da Família (ESF) receberam uma capacitação ministrada por profissionais da psiquiatria da Saúde Mental. No dia 16, um grupo de mulheres, vítimas de violência doméstica que são assistidas pelo Creas, participam de uma roda de conversa também sobre saúde mental. No dia 22, o Creas promove palestra sobre o Setembro Amarelo, para adolescentes que são assistidos pelo setor.

Já a Secretaria Municipal de Educação promove atividades em diversas escolas envolvendo a exibição de filmes, rodas de conversa e trabalhos em sala de aula com obras literárias que tratam do tema.

Confira o tema dos próximos fóruns mensais:

Outubro 2022: Vamos conversar sobre a arte do brincar?

Novembro 2022: Vamos conversar sobre consciência negra?

Dezembro 2022: Vamos conversar sobre esperançar?

Janeiro 2023: Vamos conversar sobre estar bem?

Fevereiro 2023: Vamos conversar sobre a nossa saúde?

Março 2023: Vamos conversar sobre a arte de se cuidar?

Abril 2023: Vamos conversar sobre as diversidades?

Maio 2023: Vamos conversar sobre: pra quê violência ‘?

Junho 2023: Vamos conversar sobre o cuidado com o nosso espaço?

Julho 2023: Vamos conversar sobre semear arte?

Agosto 2023: Vamos conversar sobre os nossos sonhos?