Acessibilidade
A+
A-
Contraste
Retornar acessibilidade

Vacinação contra Poliomielite é prorrogada

 

Publicado em: 12/09/2022 16:59

Whatsapp

 

Vacinação contra Poliomielite é prorrogada
 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação foi prorrogada até o dia 30 de setembro. Todas as crianças de 1 a 4 anos devem ser vacinadas, mesmo as que tomaram o imunizante em anos anteriores. Em João Monlevade a vacina está disponível de 7h30 as 10h30 e de 13h as 16h30 em todos os postos de saúde exceto na UBS Carneirinhos (antiga Policlínica).

A ampliação do prazo tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população à vacinação. Até o dia 6 de setembro apenas 35% das crianças na faixa etária de 1 a 4 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite em todo o país, sendo aplicadas 4 milhões de doses.

Até o momento, João Monlevade vacinou 50,85% das crianças de 1 a 4 anos, sendo ministradas 1.822 doses.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, que causa paralisia infantil. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença.

 

Multivacinação

Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A multivacinação abrange crianças e adolescentes de 1 a 17 anos.