Novo Raio X digital moderniza rede de Saúde de João Monlevade

Publicado em: 02/09/2022 10:13

Novo Raio X digital moderniza rede de Saúde de João Monlevade

Equipamento de última geração garante resultados mais precisos aos exames

A Prefeitura de João Monlevade segue investindo na modernização do sistema de Saúde municipal. A nova aquisição é um aparelho de Raio X digital de última geração. Entregue nesta quinta-feira (1º), o equipamento, que ainda será instalado, inicia uma nova era para o Centro de Apoio e Diagnóstico da Secretaria Municipal de Saúde.

Além de mais praticidade, agilidade e qualidade nos exames, o novo Raio X vai resolver uma dificuldade antiga do setor, que há muito tempo sofre com as constantes falhas do aparelho analógico.

Para o governo o novo Raio X é um marco para o município, que agora tem um aparelho semelhante aos das clínicas particulares da cidade. Isso vai possibilitar um diagnóstico mais preciso.

Dificuldade

O último defeito no equipamento analógico da Prefeitura fez com que a Secretaria de Saúde realizasse seus exames no Hospital Margarida durante quatro meses.

“Tivemos que deslocar os nossos servidores para o hospital nesse período para usar o Raio X do Margarida. Somos gratos à direção do hospital pela ajuda. O analógico já foi concertado, mas estamos comemorando a chegada de um novo equipamento que é de última geração”, afirmou a secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond.

Para a Prefeitura a compra do aparelho mostra que a administração está preocupada em sempre fazer mais pela cidade, um exemplo claro de investimento em qualidade de vida, em modernidade e tudo o que tem de melhor para as pessoas.

Aparelho digital

O equipamento é fornecido pela Konica Minolta Healthcare do Brasil Industria de Equipamentos Médicos Ltda, vencedora do pregão eletrônico feito pela Prefeitura. Em breve, os técnicos da empresa estarão em João Monlevade para preparar a instalação do aparelho e dar o treinamento aos servidores que vão operá-lo.

Coordenadora da Atenção Secundária em Saúde, a fisioterapeuta Isabela Farias Guedes Beserra explicou as vantagens que o Raio X digital tem sobre o analógico. “Os exames serão emitidos com mais rapidez e com maior nitidez, será bem mais eficaz. Além disso, os médicos poderão receber o exame do paciente diretamente em seu computador, imediatamente após a realização”, enfatizou.

A coordenadora recorda ainda que num equipamento deste tipo, o risco de exposição à radiação é muito menor que em um aparelho analógico.

Além do Raio X, a Prefeitura adquiriu uma impressora radiológica, com sistema de impressão térmica de alta resolução a seco para uso em radiologia geral e demais modalidades médicas.