Escola Municipal Cicinha Moura inicia workshop em horticultura

Publicado em: 12/08/2022 10:09

Alimentos sem uso de agrotóxico, plantio de hortaliças e cooperativismo serão debatidos na capacitação

A Escola Municipal Cicinha Moura, localizada no bairro Primeiro de Maio, realiza na próxima sexta-feira (19), às 14h, um workshop em horticultura com o tema “Pensamentos em Associativismo e Cooperativismo”. A capacitação é direcionada, neste primeiro momento, para pais e servidores da escola.

Os trabalhos serão ministrados pelo técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Cristovão Luiz, e também pela equipe da Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários da Universidade Federal de Ouro Preto (Incop/Ufop).

Segundo a diretora da escola, Débora Martins,o objetivo é capacitar pais dos alunos e servidores da escola quanto à importância do cultivo de hortaliças utilizando espaços ociosos. “Essa é uma forma de levar ao conhecimento de toda comunidade escolar como podemos ter alimentos saudáveis em casa, com qualidade e sem agrotóxicos”, explicou.

Ainda de acordo com a diretora, o treinamento pretende captar pessoas da comunidade interessadas em cultivar alimentos na horta comunitária localizada ao lado da escola. O intuito é que as pessoas da comunidade possam plantar, colher e levar o alimento para casa. “Futuramente, a ideia é que seja implementada uma cooperativa para gerar renda e, assim, os cooperados em formato de rodízio poderão cultivar as hortaliças e vender nas feiras populares da nossa cidade”, pontuou.