Mais quatro bairros recebem iluminação de LED em João Monlevade

Publicado em: 27/05/2022 15:38

Mais quatro bairros recebem iluminação de LED em João Monlevade

Intenção é trocar 5 mil lâmpadas até o final do ano

A iluminação em LED segue avançando por João Monlevade. Nos últimos dias foram substituídas as lâmpadas a vapor de sódio pela nova tecnologia nos bairros Vale da Serra, Laranjeiras, Nova Esperança e Pedreira. “Com os serviços finalizados, as trocas somam 2.230 luminárias. A intenção é chegar a 5 mil até o final do ano. Com isso, teremos a metade do parque iluminotécnico da cidade com lâmpadas de LED”, apontou a engenheira eletricista da Prefeitura de João Monlevade, Thaís Machado Leite.

Mais segurança

As lâmpadas de LED deixam a cidade mais bonita, atrativa e segura. O comandante da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Agnaldo de Souza Schuab, afirma que a troca da iluminação propicia maior claridade dos espaços públicos, facilitando o serviço da Polícia Militar. “Um dos pilares da segurança pública são ambientes mais claros e maior visibilidade nas ruas. A iluminação de LED evita que pessoas mal intencionadas estejam nas ruas procurando por veículos ou casas onde possam ser praticados furtos. A Prefeitura de João Monlevade está de parabéns por esse trabalho e esperamos que todos os bairros da cidade sejam contemplados com a iluminação em LED”, destacou o comandante.

Contribuição revertida

Para substituir as lâmpadas a vapor de sódio pelas de LED, a Prefeitura de João Monlevade usa os valores arrecadados com a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Com isso, o que o consumidor paga é revertido em melhorias. Importante lembrar que as trocas das lâmpadas também são de responsabilidade da administração municipal. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu na Resolução Normativa nº 414/2010, de 9 de setembro de 2010, em seu artigo 218, que distribuidoras como a Cemig deveriam transferir a gestão dos ativos da iluminação (luminárias, lâmpadas, relés e reatores) para os municípios.

Mais bairros

A nova iluminação também foi instalada no Campos Elíseos, Paineiras, Novo Aclimação, Vera Cruz, Boa Vista, ABM, Estrela D´Alva, Monte Sagrado, 1º de Maio, Santa Cecília, Corumbiara de Vanessa, Nova Monlevade, Planalto, São João, São Benedito, Santa Cruz, Jacuí e Centro Industrial. Também estão mais iluminadas as avenidas Castelo Branco, Gentil Bicalho, parte da Getúlio Vargas (no Baú) e praças do bairro Vila Tanque (da Paz e do Senai), Teresópolis, Santa Bárbara, Lourdes, Planalto, Carneirinhos (Pio XII) e o estacionamento do Velório Municipal, no José de Alencar. Além deles, o Parque do Areão também recebeu iluminação de LED em seu entorno.