Prefeitura de João Monlevade inicia atendimento odontológico no Cidade Nova

Publicado em: 11/05/2022 14:49

Prefeitura de João Monlevade inicia atendimento odontológico no Cidade Nova

Unidade é mais uma com serviço de saúde bucal de urgência e emergência

A Prefeitura de João Monlevade por meio da Secretaria de Saúde, vai iniciar o serviço de odontologia em mais um posto de saúde. A partir da próxima quinta-feira (12), a unidade básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nova fará os atendimentos de urgência e emergência que até então eram realizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A unidade também fará o pré-natal odontológico com avaliação e atendimento de gestantes cadastradas na rede municipal. Com isso, o CEO retorna ao seu funcionamento original como um serviço odontológico especializado, paralisado desde o início da pandemia da Covid-19.

Funcionando desde 2019, a UBS Cidade Nova nunca ofertou serviço de odontologia. Embora tivesse dois consultórios com quatro cadeiras odontológicas, a atual administração teve que realizar adequações estruturais, compras de equipamentos, instrumentais e todos os medicamentos necessários para o início do serviço.

Foram instaladas divisórias até o teto entre os consultórios compartilhados e instalação de sugadores de alta potência, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, para minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus. Além disso, o mobiliário que foi construído para a ativação do ônibus da saúde foi aproveitado nos consultórios odontológicos dessa unidade.

Mais melhorias

Coordenador do setor de Saúde Bucal, o cirurgião dentista George Moreira Costa, explicou que mais novidades virão. “Ainda há melhorias a serem feitas nos consultórios, mas é possível de serem realizadas enquanto o serviço é oferecido à população”, afirmou.

O horário de atendimento será de 7h as 11h e 13h as 17h, de segunda a sexta-feira, assim como as demais unidades que já oferecem o mesmo serviço: UBS Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque; UBS Monlevade Centro, no Centro Industrial; UBS do bairro Santo Hipólito; UBS do bairro Laranjeiras e a UBS do bairro Industrial.

O que é considerado como urgência e emergência odontológica?

São considerados atendimentos de emergência: os casos de sangramento bucal não controlado, infecções graves com edema da face que possam comprometer as vias aéreas e trauma envolvendo os ossos da face com risco de comprometer as vias aéreas.

Já os casos de urgência são: dor intensa nos dentes (pulpite) ou na gengiva, dor causada por lesão de cárie extensa e traumatismos dentários (fratura ou movimentação do dente na boca).

Para uma melhor organização no atendimento, recomenda-se que as pessoas procurem a unidade de saúde correspondente ao seu bairro.

UBS Santo Hipólito

Bairros: Santo Hipólito, Campos Elísios, Sion, Tanquinho I e II, Estância Burian

UBS Padre Hildebrando

Bairros: Vila Tanque, Areia Preta