Prefeitura  promove castração de cães e gatos

Publicado em: 13/04/2022 16:03

Prefeitura  promove castração de cães e gatos

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Vigilância em Saúde (Visa), realizou a castração de aproximadamente 130 cães e gatos (machos e fêmeas). O procedimento foi realizado nessa terça (12) e quarta-feira (13), no ginásio Li Guerra, no bairro República. O objetivo do procedimento é diminuir a população de animais nas ruas, e consequentemente, garantir um controle efetivo de zoonoses.

Foram castrados cães e gatos recolhidos por associações de proteção de animais do município, além daqueles que estão no canil e de acumuladores.

O levantamento dos animais que seriam castrados vem sendo realizado pela Visa desde o ano passado. O serviço foi terceirizado pela Prefeitura, que contratou um castramóvel por meio do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi).

A secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, também acompanhou os procedimentos. “O trabalho foi realizado por um serviço terceirizado, mas só foi possível devido à dedicação dos profissionais da Vigilância em Saúde, que tomaram todas as providências para que isso fosse possível” disse.

A coordenadora da Visa, Viviane Ambrósio, fez uma avaliação positiva da atividade. “Foi muito proveitoso. Conseguimos atingir o objetivo e o nosso planejamento é realizar mais castrações ainda este ano”, concluiu.