Feira Regional da Economia Popular Solidária movimenta João Monlevade

Publicado em: 12/04/2022 09:03

Entidades organizadoras da Feira avaliaram positivamente o evento

Na última sexta-feira (8) e sábado (9), foi promovida em João Monlevade a Feira Regional da Economia Popular Solidáriaem frente à Matriz Sagrado Coração de Jesus.  O evento é uma ação coletiva de organizações como Associação Aprender Produzir Juntos (APJ), Cáritas Regional Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Grupo Solidariarte, Fórum Regional de Economia Popular Solidária e do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e foi realizado com o apoio da Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e da Fundação Casa de Cultura.

Segundo uma das representantesda Cáritas Minas Gerais, Lucimere Leão, a economia solidária é uma estratégia de desenvolvimento territorial, sustentável e solidário fundamentada na organização coletiva.“Para mim, essa foi sem dúvida a melhor feira que já realizamos”, comemorou Lucimere, que agradeceu o apoio da Prefeitura de João Monlevade e também dopadre Marco José Almeida.

A coordenadora da APJ, responsável pelo circuito de feiras em Minas Gerais, Simone Souza Pechim, também fez uma avaliação positiva sobre o evento em João Monlevade. “Conseguimos escutar os expositores e o público em geral e o grau de satisfação foi muito bom.As pessoas criaram uma expectativa para novas oportunidades”, ressaltou.

Já a presidente da Associação de Artesãos e Produtores de Alimentos Caseiros de João Monlevade e coordenadora do Fórum, Elaine de Andrade Oliveira,disse que 102 feirantes estiveram presentes nos dois dias de encontro.  Ela conta que houve expositores e grupos solidários de João Monlevade, Itabira, Nova Era e Dionísio. “Tanto os clientes quanto os feirantes gostaram muito desse modelo e também do espaço onde foi realizada a feira este ano”, comentou destacando a facilidade para estacionamento.

Agricultura familiar - No dia 9, os produtores da Agricultura Familiar de João Monlevade, que comercializam seus produtos sempre aos sábados na praça Sete de Setembro, se uniu à Feira da Economia Popular Solidária. Na ocasião, foram montadas as novas barracas adquiridas pela Prefeitura para utilização dos feirantes do município. Segundo o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, foram compradas, com recursos próprios, 100 unidades.“As novas barracas vão dar cara nova às feiras promovidas em nossa cidade”, declarou.

EPS – A Economia Popular Solidária é um conjunto de atividades econômicas de produção, vendas, trocas e compras organizadas coletivamente por trabalhadores sob a forma de autogestão e participação democrática nas decisões. O circuito de feiras envolve a realização de 16 feiras no Estado, nas 15 regionais. O último encontro com representantes de todas regionais será realizado em junho na Praça da Assembleia em Belo Horizonte.