Casa de Cultura realiza 1ª Oficina Vieira Servas

Publicado em: 20/11/2014 08:21

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Fundação Casa de Cultura, realizou na manhã da última terça-feira (18), a 1ª Oficina de Educação Patrimonial do Circuito Cultural Vieira Servas em João Monlevade.

O Patrimônio Cultural é o foco central do conjunto das iniciativas do Programa Circuito Cultural Vieira Servas (CCVS), que realiza diferentes atividades educativas com o objetivo de fortalecer os sentimentos de identidade e cidadania junto à população e grupos diversos da região do Médio Rio Piracicaba e, consequentemente, da nossa cidade. O Programa é desenvolvido pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em parceria com a AMEPI (Associação dos Municípios do Médio Rio Piracicaba), e colaboração das Secretarias Municipais de Educação.

Cerca de 30 pessoas, entre representantes de escolas e entidades (irmandades, corporações, associações, grupos de congado, grupos musicais etc.) de Monlevade, participaram da oficina e têm a responsabilidade de repassar o conteúdo aos seus grupos.

O projeto terá continuidade no próximo ano, com realização de mais oficinas e exposições itinerantes com objetos que expressem a cultura local como fotos, cartas, receitas, imagens, estandartes, artesanato, etc.  As primeiras exposições itinerantes serão nas cidades de Nova Era, Catas Altas e São Domingos do Prata, sendo que João Monlevade participará na cidade de Nova Era.